terça-feira, 27 de maio de 2014

Tecnologia leva professores de volta aos bancos escolares

Quadro negro, giz branco e carteiras de madeira, estas são figuras que, aos poucos, têm feito parte do passado de muitas escolas brasileiras. Assim como a modernização de aparelhos celulares e computadores, a tecnologia dentro da sala de aula também tem evoluído e trazido novas formas de estudar.


Para superar os conhecimentos de uma época em que os “pc’s” ainda não eram uma realidade, professores têm voltado aos bancos escolares com o objetivo de acompanhar e implementar o sistema de estudo dos jovens que já nascem folheando páginas virtuais de um tablet.




Este treinamento de docentes é um serviço oferecido pelo Grupo Cequipel, criador e fornecedor das carteiras informatizadas, que procura agregar valor às suas mercadorias.




De acordo com o gerente de suporte técnico comercial da empresa, Mauro Silva, que já treinou mais de 800 professores pelo Brasil, o trabalho visa habilitar professores a operar as novas máquinas e também motivá-los em relação à coparticipação entre alunos e mestres.



“Apresento um filme em que o personagem de 16 anos mostra como a tecnologia está intrínseca na vida dele. A partir daí, procuro passar ao professor confiança para que ele possa se integrar ao equipamento, pedindo inclusive auxílio aos alunos”, descreve.


De acordo com Mauro, o ponto principal é conscientizar os professores de que a informação hoje é obtida de várias formas, não somente em sala de aula. Ou seja, ele está deixando de ser o centralizador de conhecimento para se tornar um balizador de informações. “Hoje os alunos preferem obter conhecimento baseando-se em experiências ao invés de ideias conceituais prontas.


Então, o melhor meio que proporciona isso são os recursos tecnológicos; por isso é muito importante a integração do professor com este novo método de aprendizado”, destaca.


Somente no estado do Paraná já são 300 carteiras informatizadas instaladas e mais de 400 professores treinados. 


Fonte: Cequipel

Nenhum comentário:

Postar um comentário