Então, por que fazer o mesmo quando se pode fazer diferente? Uma vez
que os alunos gostam tanto de aulas que utilizam a tecnologia, por que
não aproveitar essa oportunidade e usá-la a seu favor? A aula pode
entusiasmar os alunos de maneira ao menos parecida com que são excitados
pelos jogos e filmes de alta qualidade em efeitos especiais.
A escola
precisa modernizar-se a fim de acompanhar o ritmo da sociedade e não se
tornar uma instituição fora de moda, ultrapassada e desinteressante.
Embora lentamente, ela está fazendo isso. Saber que o aluno aprende com o
que lhe prende a atenção todos sabem. A questão é: estão os
professores, as escolas e os sistemas de ensino preparados para tal
mudança?
Aulas modernizadas pelo uso de recursos tecnológicos têm vida longa e
podem ser adaptadas para vários tipos de alunos, para diferentes faixas
etárias e diversos níveis de aprendizado. O trabalho acaba tendo um
retorno muito mais eficaz. É importante, no entanto, que haja não apenas
uma revolução tecnológica nas escolas. É necessária a revolução na
capacitação docente, pois a tecnologia é algo ainda a ser desmistificado
para a maioria dos professores.
O simples fato de
transferir a tarefa do quadro-negro para o computador não muda uma aula.
É fundamental que a metodologia utilizada seja pensada em conjunto com
os recursos tecnológicos que a modernidade oferece. O filme, a lousa interativa, o computador, etc., perdem a validade se não se mantiver o
objetivo principal: a aprendizagem.
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